Maçães considera lista grega "primeiro passo positivo"

Secretário de Estado dos Assuntos Europeus diz que tese de que Maria Luís Albuquerque defendeu uma posição desfavorável à Grécia é falsa e não passam de "rumores encontrados na Internet". Posição portuguesa, garante, é "de apoio"
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, considerou esta manhã, na comissão parlamentar da área que tutela, que a lista de reformas da Grécia "é um primeiro passo positivo", embora destaque que será "um caminho muito longo e muito difícil".

Para Maçães "a etapa principal será em abril, com a conclusão do acordo e o libertar da tranche". O governante rejeita a tese de que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, teve uma posição contra o governo grego e mais radical que a Alemanha no Eurogrupo. Maçães considera essas informações meros "rumores encontrados na Internet".

O secretário de Estado elogiou ainda a "posição de responsabilidade" que o Governo português teve neste processo. Bruno Maçães diz que o facto do governo grego não ser do grupo político dos três partidos do centro europeu e de, mesmo assim, ter conseguido entender-se com os restantes membros do Eurogrupo demonstra "a força de persuasão dos políticos europeus".

A audição era sobre as conclusões do último Conselho Europeu, mas Bruno Maçães não deixou de responder a questões sobre o Eurogrupo. O Terrorismo, a crise ucraniana e o futuro da zona Euro estiveram em cima da mesa. Neste ponto, Maçães falou na necessidade de "mudar a arquitetura da zona euro, de forma a dar uma resposta imediata a crises financeiras, de criar uma capacidade orçamental da zona euro e a eventual criação de um Fundo Monetário Europeu".

Sobre a Ucrânia, o PCP teve uma posição pró-russa, acusando o governo de ser parcial e de ajudar a camuflar violações do direito internacional de Kiev. Já Bruno Maçães admite que "o cessar-fogo de Minsk foi violado", mas atribui a responsabilidade à federação russa ("O governo russo tem de cumprir o cessar fogo").

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt